Blog do Bloco

Proibido de sair na Avenida Sumaré, Banga leva desfile para Campo de Marte

jussarasoares

Banga troca a Avenida Sumaré pelo Campo de Marte, em 2016. Foto: Mmcredie/Divulgação

Banga troca a Avenida Sumaré pelo Campo de Marte, em 2016. Foto: Mmcredie/Divulgação

Endereço de peregrinação para milhares de evangélicos durante a Marcha para Jesus, a região do Campo de Marte, na Zona Norte, vai ser menos sagrada e mais profana durante o Carnaval de 2016. Saem de cena os fieis e as  canções gospel, e entram  os foliões,  sambas, marchinhas e outros ritmos brasileiros. O Bangalafumenga, um dos blocos com maior  público de São Paulo, está de mudança para a Avenida Santos Dumont, em Santana.   O desfile ocorrerá no dia 30 de janeiro (sábado), a partir das 10h, e o trajeto será feito entre a Praça Heróis da FEB (Força Expedicionária Brasileira) e a Avenida General Pedro Leon Schnneider.

A nova localização foi definida após a prefeitura proibir ''megablocos'' na Avenida Sumaré, em Pinheiros, na Zona Oeste. A via foi o palco do Banga em 2014 e 2015,  quando recebeu um público de 100 mil pessoas. O objetivo do governo Fernando Haddad é evitar problemas na dispersão da multidão e diminuir os transtornos na Vila Madalena após os desfiles.

Depois dos fieis Marcha para Jesus, região do Campo de Marte receberá os foliões do Banga. Foto: Julien Perrenes/Divulgação

Depois dos fieis Marcha para Jesus, região do Campo de Marte receberá os foliões do Banga. Foto: Julien Perrenes/Divulgação

''O Campo de Marte é uma região menos residencial. Conseguiremos fazer concentração, dispersão e limpeza de modo mais tranquilo para todos'', diz César Pacci, diretor da Oficina da Alegria, empresa que produz o bloco carioca em São Paulo. Como já virou tradição, mais uma vez, o desfile do Banga será seguido pela apresentação do bloco Sargento Pimenta, programada para às 14h.

Os detalhes da ida para a região do Campo de Marte estão sendo acertados  com a Subprefeitura de Santana e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). ''Os órgãos municipais já têm a experiência da realização da Marcha Para Jesus. Não haverá problema.'', observa o diretor da Oficina da Alegria.

Esta é segunda vez  que o Banga, que desembarcou em São Paulo em 2012, se  muda de endereço. Nos dois primeiros anos, o grupo fez a festa  na Rua Fidalga, na Vila Madalena. Por causa do excesso de foliões e o nó causado no trânsito,  os organizadores levaram sua bateria e seus fãs para a Avenida Sumaré, em 2014 e 2015.

Bloco carioca estreou em 2012, na Rua Fidalga, na Vila Madalena. Foto: Dudu Fragoso/Divulgação

Bloco carioca estreou em 2012, na Rua Fidalga, na Vila Madalena. Foto: Dudu Fragoso/Divulgação

Mesmo com a nova  mudança, a expectativa é  conseguir arrastar os fãs para a Zona Norte e superar o público de 2015. O novo local fica a 300 metros das estações Santana e Carandiru do Metrô. ''É um lugar lindo, amplo e de fácil acesso, o que o torna perfeito para nosso desfile'', argumenta Pacci.

Em 2016, o Banga terá como  tema ''Abre as Portas'', inspirada na música ''Abre a porta, ó gente'', presente no repertório do bloco.  ''Vamos desfilar pela inclusão e fazer um desfile de todas as cores e todas as raças'', adianta Pacci. O ensaio aberto do bloco está marcado para o dia 19 de janeiro.