Blog do Bloco

Com rap e Samba da Vela, Monobloco SP faz desfile de estreia no Ibirapuera

jussarasoares

Bateria paulistana do Monobloco estreia no Ibirapuera. Foto: Marcos Credie/Divulgação

Bateria paulistana do Monobloco estreia no Ibirapuera. Foto: Marcos Credie/Divulgação

Um dos grupos carnavalescos mais badalados do Brasil, o Monobloco, criado em 2000 no Rio de Janeiro, já tem data para fazer seu desfile de estreia em São Paulo.  Será no dia 31 de janeiro, na região do Monumento das Bandeiras, no Ibirapuera, Zona Sul.  A concentração está marcada para às 10h.

A bateria é formada por 130 ritmistas, que, desde maio, participam da primeira oficina de percussão do Monobloco na capital paulistana. ''Nosso desafio era, em menos de um ano,  formar uma bateria  com pessoas que nunca tinham contato com percussão e prepará-los para o desfile. Nos nossos ensaios abertos, vimos que conseguimos'', comemora Celso Alvim, mestre da bateria. O grupo fez sua última apresentação para o público na quarta (16), no Estúdio, em Pinheiros.

Pedro Luís, um dos fundadores do Monobloco: repertório com tempero paulistano. Foto: Marcos Credie/Divulgaãp

Pedro Luís, cantor e um dos fundadores do Monobloco: repertório com tempero paulistano. Foto: Marcos Credie/Divulgação

No Rio de Janeiro, só alunos com dois anos de oficina participam do desfile oficial, na Avenida Presidente Vargas, no Centro, que atrai cerca de 500 mil pessoas.  ''Temos um repertório grande e com variação rítmica que precisa de mais tempo de estudo. Por isso iniciantes fazem somente pequenas apresentações'', diz Alvim.  Na capital carioca, o Monobloco desfila no dia 14 de fevereiro, no domingo após o Carnaval, com 160 batuqueiros.

Para dar um sabor mais local,  ao desembarcar em São Paulo, o Monobloco foi beber na fonte de compositores paulistanos.   Além de  ''Trem das Onze'' e ''Tiro ao Álvaro'', de Adoniran Barbosa, e ''Não é Só Garoa'', clássico da Comunidade do Samba da Vela,  o setlist vai incluir músicas do rappers Criolo (''Subirusdoistiozin'' e Fermento para Massa''), Rappin Hood (''Rap Du Bom'') e Thaíde (''Senhor do Tempo'').

''Colocamos um tempero paulista,  mas sem perder a característica do nosso repertório que é um grande passeio pela música brasileira'', acrescenta o mestre de bateria.

+ Confira fotos do ensaio aberto do Monobloco em São Paulo

Em São Paulo, o Monobloco é organizado pelas produtoras Pipoca.Co e Oito Zero Oito. A expectativa é levar até 100 mil foliões. ''Estamos super felizes com os primeiros resultados, em ver a admiração do público com o nosso trabalho e de participar desse crescimento do Carnaval de São Paulo. É um flashback do que vivemos no Rio de Janeiro'',  diz Celso Alvim.