11 músicas que a gente vai cansar (ou não) de ouvir nos blocos de rua
jussarasoares
''É hoje o dia da alegria e a tristeza/ Nem pode pensar em chegar''. Se você é daqueles foliões que não perdem um ensaio, festa ou desfile de bloco de rua, certamente, vai cantar pelo menos uma dúzia de vezes o samba da União da Ilha, de 1982, até a quarta-feira de cinzas. O clássico está entre as músicas mais executadas pelos grupos carnavalescos do Rio de Janeiro e São Paulo. Não é a única composição, no entanto, a se repetir nos repertórios de vários cordões e serem quase tão onipresentes quanto as marchinhas.
Confira 11 músicas que a gente vai cansar (ou não) de ouvir no Carnaval de Rua.
1 – É hoje
''Diga, espelho meu, se há na avenida alguém mais feliz que eu?'' Ao cantar esse verso do samba-enredo de 1982 da União da Ilha, com os braços abertos, certamente não haverá. No vídeo,o samba com o Monobloco.
2 – Festa Profana
''Eu vou tomar um porre de felicidade. Vou sacudir, eu vou zoar toda a cidade''. Outro samba da União da Ilha (1989) que é praticamente um hino folião. Confira a reação do público no desfile do Quizomba, na Lapa, no Rio de Janeiro.
3 – Peguei um Ita no Norte
''Explode coração na maior felicidade.'' O samba do Salgueiro, de 1993, saiu da Sapucaí direto para as ruas. Ponto alto: a dancinha coletiva no trecho ''Oi no balanço das ondas, eu vou.''
4- Descobridor de Sete Mares
''Pois bem cheguei, quero ficar bem à vontade…'' Os blocos têm um caso de amor com o repertório de Tim Maia. Em São Paulo, o Bloco do Síndico é todo dedicado ao artista.
5 – Não quero Dinheiro
''A semana inteira fiquei esperando para te ver sorrindo..'' Outro sucesso de Tim Maia que é um clássico folião. No vídeo, o Bloco Me Beija Que Eu Sou Cineasta.
7 – Anunciação
''Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais…'' A música de Alceu Valença garante o momento romântico nos blocos. Assista a performance da música do Bangalafumenga.
8 – Frevo Mulher
''É quando o tempo sacode a cabeleira…'' A música de Zé Ramalho faz qualquer um arriscar uns passos de frevo. Confira aversão do carioca Bloco Brasil para a canção.
9 – Vou Festejar
''Vou festejar o teu sofrer, o teu penar.'' Sucesso de Beth Carvalho e música quase obrigatória nos blocos para exorcizar o fantasma do (a) ex. No vídeo, desfile do Confraria do Pasmado, em São Paulo.
10 – Taj Mahal
''Foi a mais linda história de amor…''. Para perder o fôlego pulando ao som de ''Tê Tê Tê, Têtêretê''. No vídeo, show do Nosso Bloco, do Rio de Janeiro, para a música de Jorge Benjor.
11 – País Tropical
''Em fevereiro tem Carnaval…'' Graças a música de Jorge Benjor, vascaíno, tricolor, corintiano, palmeirense e torcedores de outros times cometem o deslize de cantar ''Sou Flamengo, tenho uma nega chamada Tereza.''