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Regras mais rígidas de propaganda limitam até estandarte de blocos em SP

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Balões coloridos são permitidos em desfile, mas sem marca do patrocinador. Foto: Divulgação

Balões coloridos são permitidos em desfile, mas sem marca do patrocinador. Foto: Divulgação

Os 384 blocos inscritos para participar do Carnaval de Rua de São Paulo, entre 29 de janeiro e 14 de fevereiro de 2016, enfrentarão regras mais rígidas de publicidade nas vias públicas. Uma cartilha, baseada na Lei Cidade Limpa (Lei 14.233/2006), estabelece critérios para exibição das marcas dos patrocinadores, proíbe distribuição de brindes e panfletos, e estipula dimensões de placas de sinalização e até do estandarte do bloco. Por outro lado, em 2016 fica liberado estampar as marcas em peças de vestuários e nas laterais dos trios elétricos.

O conjunto de normas preparado pelas secretarias municipais de Cultura e de Desenvolvimento Urbano foi enviado na noite de terça-feira (22) aos coordenadores dos cordões carnavalescos. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a fiscalização será intensificada. E blocos e patrocinadores serão penalizados em caso de descumprimento das diretrizes. O valor da multa por infração da Lei Cidade Limpa é a partir de 10 mil reais.

As placas de sinalização que indicam o lugar da concentração devem ter 1,20 metro x 1,20 metro.  Já para os estandartes, a recomendação é que as peças tenham 80 centímetros de largura por 1,20 metro de altura. Em ambos os casos o patrocinador deve ocupar no máximo 10% da peça.

No desfile, está liberado um blimp (inflável gigantesco) por grupo e balões coloridos. Neles, no entanto, não pode constar a logomarca do patrocinador.

A ativação das marcas dos patrocinadores está liberada, sem limitação de espaço, em camisetas, bonés, lenços e bandanas. Nos trios elétricos, que não poderão ultrapassar os 3 metros de altura, as  empresas poderão expor sua imagem nas laterais. Em carrocerias de até 6 metros de comprimento, a publicidade será de 1m². Nos caminhões, que tiverem de 6 a 15 metros de extensão, a área permitida é de 2m².  Já veículos de som que ultrapassarem 15 metros de comprimento, poderão usar até 4m² para a  propaganda.

Patrocinador oficial

A cervejaria Heineken Brasil e seu rótulo Amstel são patrocinadoras oficiais do Carnaval de Rua de São Paulo. O investimento estimado é de 4,6 milhões no evento. Em troca de ter prioridade da exposição de suas as marcas na cidade, a empresa de bebidas será responsável pela infraestrutura para os blocos, como 4600 banheiros químicos,  gradeamentos e ambulâncias. Caberá à empresa também fazer cadastramento de ambulantes para vender a bebida e montar quatro palcos para realização de bailes em diferentes pontos da capital.

''A cartilha é uma forma de organizar, mas também atrapalha os blocos na  captação de recursos para financiar seu desfile'', diz Fábio Lopes, responsável pelo bloco ''Não Serve Mestre'', que sai no dia 8 de fevereiro na Vila Madalena.

Tags : carnaval sp