Blog do Bloco

Blocos fazem Abertura Não Oficial do Carnaval do Rio neste domingo

jussarasoares

O Cordão Boi Tolo se concentra, às 15h, na Rua do Mercado, no Centro

O Cordão Boi Tolo se concentra, às 15h, na Rua do Mercado, no Centro

No calendário, o Carnaval de 2016 é só em fevereiro, mas, neste domingo (3),  nove blocos cariocas dão largada na folia. A Abertura Não Oficial do Carnaval acontece a partir das 10h na região da Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro.

O evento, que ocorre desde 2009, não é apenas uma antecipação dos desfiles, mas  também uma manifestação contra o excesso de regras da Prefeitura do Rio de Janeiro à festa popular. O objetivo, segundo os organizadores, é não deixar que o Carnaval de Rua perca a criatividade e espontaneidade.

A Abertura Não Oficial começa, às 10h, com o desfile do tradicional Frevo Prato Misterioso, que completa 70 anos em 2016.  A concentração é na Rua do Mercado.  No mesmo horário, ainda saem  o Bloco do Rock  e o Te Vejo Por Dentro – Sou da Radiologia. Em seguida, às 12h, é a vez do Tamborim Sensação reunir os foliões na esquina da Rua do Mercado.

O Vem Cá Minha Flor e Enxota que Eu Vou desfilam às 14h. E, às 15h, saem o Cordão do Prata Preta, Cordão do Boi Tolo e o Bloco das Trepadeiras.