Com trilha sonora de animes e cosplay, bloco quer levar nerds ao Carnaval
jussarasoares
Tirar um aficionado por série, filmes, quadrinhos, animação japonesa e games de casa em pleno Carnaval parece ser uma luta tão grande quanto as travadas entres mocinhos e vilões em animes. Apesar disso, um grupo de amigos cariocas topou entrar nessa batalha e, em 2013, fundou o bloco Marcha Nerd. As armas para vencer a vontade de fugir da folia são trilhas sonoras das produções preferidas pelo público-alvo com pitadas de ritmos brasileiros. lO uso de fantasias, ou se preferirem o cosplay, é outro poder atrativo para levar os nerds para a rua.
A mistura musical dos mestres Pedro Prata e Breno Marques é ousada. O tema da série-fenômeno ''Game of Thrones'' vira um jongo. A música de ''Jaspion'', série japonesa dos anos 80, ganha uma levada funk, enquanto a de He-Man vira uma samba, com direito a paradinha funk. O repertório ainda inclui trilha da saga ''Star Wars'', do game ''Super Mario'', da série ''Jiraya'' e de animes como ''Pokémon'', ''Naruto'', ''Cavaleiros do Zodíaco'' e ''Dragon Ball Z''.
''Somos nerds que gostam de Carnaval'', diz Rosana Cruz, uma das integrantes do bloco. A bateria é formada por dezoito pessoas, que se apresentam caracterizados de seus personagens preferidos. ''A ideia é que o público também faça cosplay. É um hábito do universo nerd, mas tem tudo a ver com Carnaval também'', diz.
Embora seja voltada para um grupo muito específico, em 2015, o bloco reuniu cerca 1000 na Praça Xavier de Brito, na Tijuca, Zona Norte do Rio. Foi uma prova de que os nerds também samba. Neste ano, os organizadores pretendem repetir o feito. O desfile está marcado para 6 de fevereiro, sábado, a partir das 17h.
Para colocar a Marcha Nerd na rua, os organizadores estão fazendo um financiamento coletivo. A meta é arrecadar 5 mil reais para bancar os custos da produção do desfile. As doações podem ser feitas a partir de 10 reais aqui no site Kickante.