Blog do Bloco

Com trilha sonora de animes e cosplay, bloco quer levar nerds ao Carnaval

jussarasoares

Desfile do Marcha Nerd, em 2016, será dia 06 de fevereiro, na Tijuca.

Desfile do Marcha Nerd, em 2016, será dia 06 de fevereiro, na Tijuca. Foto: Divulgação

Tirar  um aficionado por série, filmes, quadrinhos, animação japonesa e games de casa em pleno Carnaval parece ser uma luta tão grande quanto as travadas entres mocinhos e vilões em animes. Apesar disso, um grupo de amigos cariocas topou entrar nessa batalha e, em 2013, fundou o bloco Marcha Nerd.  As armas para vencer a vontade de fugir da folia são trilhas sonoras das produções preferidas pelo público-alvo com pitadas de ritmos brasileiros. lO uso de fantasias, ou se preferirem o cosplay, é outro poder atrativo para levar os nerds para a rua.

A mistura musical dos mestres Pedro Prata e Breno Marques é ousada.  O tema da série-fenômeno ''Game of Thrones'' vira um jongo. A música de ''Jaspion'', série japonesa dos anos 80, ganha uma levada funk, enquanto a de He-Man vira uma samba, com direito a paradinha funk. O repertório ainda inclui trilha da saga ''Star Wars'', do game ''Super Mario'', da série ''Jiraya'' e de animes como ''Pokémon'', ''Naruto'', ''Cavaleiros do Zodíaco'' e ''Dragon Ball Z''.

 

''Somos nerds que gostam de Carnaval'', diz Rosana Cruz, uma das integrantes do bloco. A bateria é formada por dezoito pessoas, que se apresentam caracterizados de seus personagens preferidos. ''A ideia é que o público também faça cosplay. É um hábito do universo nerd, mas tem tudo a ver com Carnaval também'', diz.

Embora seja voltada para um grupo muito específico, em 2015, o bloco reuniu  cerca 1000 na Praça Xavier de Brito, na Tijuca, Zona Norte do Rio. Foi uma prova de que os nerds também samba. Neste ano, os organizadores pretendem repetir o feito.  O desfile está marcado para 6 de fevereiro, sábado, a partir das 17h.

Para colocar a Marcha Nerd na rua, os organizadores estão fazendo um financiamento coletivo. A meta é arrecadar 5 mil reais para bancar os custos da produção do desfile. As doações podem ser feitas a partir de 10 reais aqui no site Kickante.