Blog do Bloco

No Carnaval, prefeitura quer bares da Vila Madalena fechados às 22h

jussarasoares

 

O bloco Pimentas do Reino é um dos 34 inscritos para desfilar na Vila Madalena. Foto: Reprodução

O bloco Pimentas do Reino é um dos 34 inscritos para desfilar na Vila Madalena. Foto: Reprodução

Os bares da Vila Madalena estão sendo orientados a fechar as portas às 22h no período do Carnaval. A Lei Municipal permite que os estabelecimentos da região funcionem até 1h. A medida é uma das estratégias da Subprefeitura de Pinheiros para evitar transtornos no bairro.  Em 2015, a madrugada nos primeiros dias de folia foi marcada por tumulto e a Polícia Militar teve de usar bombas para dispersar a multidão.  Outra providência é antecipar o horário de dispersão dos blocos de 22h para 20h.

A subprefeitura também está negociando com a Secretaria de Segurança Pública a criação de uma área de restrição. A experiência foi usada no ano passado e limitou a 15 mil o número de foliões no eixo das ruas Aspicuelta e Mourato Coelho. O espaço era fechado para a passagem de carros e proibida a entrada com bebidas em garrafas de vidro.

Em 2016,  71 blocos desfilarão na região de Pinheiros, sete a mais do que no ano passado. Do total, 34 passarão por dentro da Vila Madalena. Em 2015, o público estimado circulando na região de Pinheiros era de até 70 mil pessoas por dia de desfile.

''Ressaltamos que público que frequenta a Vila Madalena após as 22h, em grande parte, não participa dos desfiles dos blocos'', diz a subprefeita de Pinheiros Harmi Takiya, que tem como desafio atender as expectativas de moradores e foliões.  ''Os blocos fazem parte da história da região. Todos podem se divertir, mas é preciso respeitar as pessoas que moram aqui'', pontua.

Neste ano, o Carnaval diminuiu de seis fins de semanas para três. Os desfiles de blocos grandes foram proibidos na Avenida Sumaré. Bangalafumenga e Quizomba foram para o Campo de Marte. E o bloco Bicho Maluco Beleza, de Alceu Valença, desfilará na região do Ibirapuera, no mesmo local do Monobloco.

Nos dias de folia, também serão montados palcos de shows em cinco pontos da cidade, incluindo Largo da Batata e Vale Anhangabaú, para evitar que as pessoas tenham interesse em fazer grandes deslocamentos.