Blog do Bloco

Burocratização do Carnaval de SP vira samba da Confraria do Pasmado

jussarasoares

Pasmado desfila dia 31 de janeiro, às 11h, em Pinheiros. Foto: divulgação

Pasmado desfila dia 31 de janeiro, às 11h, em Pinheiros. Foto: divulgação

 

As regras mais rígidas da Prefeitura de São Paulo para o Carnaval de Rua 2016  inspiraram o samba deste ano do  Cordão Carnavalesco Confraria do Pasmado, um dos mais tradicionais da cidade.  Com versos como  ''Pasmei quando devia/ Esqueci do alvará para liberar a Confraria'' e ''Mas agora a folia/é em clima de austeridade'', a composição faz uma sátira ao excesso de burocracia para se organizar um desfile na rua.  ''Estão burocratizando até o Carnaval, que é algo que fazemos para relaxar'', diz Ronaldo Bitello,  mestre de bateria e um dos diretores do Pasmado.

No Carnaval 2016, a prefeitura encurtou os dias de folia, passando de cinco para três fins de semana, e criou um conjunto de regras sobre patrocínio, que limita até o tamanho do porta-estandarte. Já blocos que desfilavam na Avenida Sumaré, por exemplo, foram destinados a  outros lugares, como Campo de Marte, Avenida do Ibirapuera e Avenida Faria Lima. ''Vemos com cuidado todo esse processo para que os blocos não virem uma modinha, nem percam a relevância cultural espontânea que levou tantos anos para conquistar'', defende Bitello.

O samba (confira a letra abaixo) ainda fala da crise econômica pela qual atravessa o país: ''Perdi o prazo/perdi a guia/Faltou a grana parcelei a fantasia/Só sobrou para a cachaça que abastece a bateria.''  Em um exagero momesco, o bloco apresenta seu desfile neste ano dizendo que ''os ritmistas terão que fazer mais som com menos baquetas. Para economizar em fantasias, será mais corpo com menos pano em cima.'' ''Projetos culturais sempre têm dificuldades de ter apoio.  Em tempos de crise e excesso de regras há menos empresas dispostas em investir'',  pontua o mestre de bateria. O Pasmado tem a Ambev como patrocinadora, já o Carnaval de São Paulo tem como patrocinador a cerveja Amstel.

Fundado em 2003, o cordão surgiu como uma roda de samba de amigos que se encontravam no tradicional bar Mercearia, na Rua Rodésia, na Vila Madalena. O primeiro desfile em torno da Praça Rafael Sapienza  atraiu trezentas  pessoas.  De lá pra cá, não parou de arrastar foliões ao som de sambas, marchinhas e composições autorais. No ano passado, o público estimado no desfile, realizado na Avenida Faria Lima, foi de 30 mil pessoas. Para este ano, a expectativa é atingir 40 mil.

Apesar do crescimento e de ser oferecer infraestrutura para o público, afirma Bitello, o Pasmado não se tornou um bloco comercial. ''Somos diferentes. Somos amigos que trabalham e se juntam para fazer Carnaval. Não vivemos disso Mas a informalidade e a simplicidade que a gente sempre gostou estão cada vez mais difíceis'', diz

A Confraria do Pasmado desfila no dia 31 de janeiro, a partir das 11h, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em Pinheiros. Para quem quiser conferir o samba antes, o bloco faz ensaio neste sábado, 23, às 14h, no Lapa 40°, na Vila Madalena.  Às 21h o grupo se apresenta no baile de Carnaval do Red Bull Studios Repique, no Paribar, na Praça Dom José Gaspar, no Centro.

Ensaio do Confraria do Pasmado
Dia: 23 de janeiro – sábado
Horário: 14h
Local: Lapa 40 Graus- Rua Inácio Pereira da Rocha, 520 – Vila Madalena.
Ingressos: 20 reais

Confraria do Pasmado no Baile do Red Bull Studios Repique
Dia: 23 de janeiro – sábado
Horário: 21h
Local: Praça Dom José Gaspar, Centro.
Gratuito

Desfile do Cordão Carnavalesco Confraria do Pasmado
Dia: 31 de janeiro – domingo
Horário: 11h
Local: Avenida Faria Lima, 196 – Pinheiros
Gratuito

 

Abaixo, confira a letra do samba do Pasmado em 2016.

 

Menos roupa, mais orgia: Confraria dobra a meta de alegria
(Ala de compositores da Confraria do Pasmado)

Pasmei
Pasmei quando não devia
Esqueci do alvará para liberar a Confraria

Perdi o prazo
perdi a guia
Faltou a grana parcelei a fantasia
Só sobrou para cachaça que abastece a bateria

Com a verba que sobrou
Comprei metade do pano
As meninas que se virem
Se não der pra cobrir tudo
Tá difícil esse ano

Foram anos de bonança
E de pirotecnia
Raio gourmetizador
Que atingiu a confraria

Mas agora é folia
Em clima de austeridade
Pessoal da bateria
Faz o dobro com a metade

E se você quer ajudar
colabore com pasmado
dobre a meta de alegria
e deixe em casa o namorado