Blog do Bloco

Marchinha sobre Chico Buarque está em final de concurso da Fundição

jussarasoares

 

Marchinha campeã será anunciada na abertura do Carnaval da Lapa. Foto: Páprica Fotografia

Marchinha campeã será anunciada na abertura do Carnaval da Lapa. Foto: Páprica Fotografia

A música''Não enche o saco do Chico'', composta pelos músicos mineiros Vitor Velloso e Marcos Frederico em defesa de Chico Buarque, está na final do Concurso Nacional de Marchinhas da Fundição Progresso, no Rio de Janeiro. A lista com as dez finalistas foi divulgada nesta segunda (25). O hit ''Japonês da Federal'', que virou até camiseta, ficou de fora.

Neste ano, 860 músicas se inscreveram na competição. Compositores do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Brasília continuam na disputa.  Entre as finalistas: “A marcha de Noé”, de Janjão e Nuno Neto (Rio de Janeiro); “Caicai do Jedi”, de Pedro Ivo e Daniel Pereira (Niterói – RJ); “Eu não sei de nada”, de Claudinha Proton (Contagem, MG); “Hoje tem marmelada, sim senhor”, de Marco Trindade (Rio de Janeiro); “O Mosquito”, de Jorge Antunes (Brasília – DF); “Não enche o saco do Chico”, de Marcos Frederico e Vitor Velloso (Belo Horizonte – MG); “Quando rola um pacadão ‘os deputado’ ‘perde’ a linha”, de Rodolfo Gomes (Caminas – SP); “Você Tinha”, de Pedro Holanda (Rio de Janeiro); Romeu e Julieta'', de Marizete Silva (Recife – PE);   “Rosa Pequena”, de Ricardo Dgarcia (Rio de Janeiro).

Na próxima sexta (29), começa a votação online pelo site oficial do concurso.  A grande vencedora será revelada na sexta-feira, 6 de fevereiro, na abertura do Carnaval da Lapa, no palco Rio Marchinhas, uma realização da Fundição Progresso e RioTur. O evento recebe alguns dos blocos mais concorridos da cidade em formato orquestra, como o Cordão do Boitatá, Céu na Terra, Bloco do Sargento Pimenta, Bangalafumenga e Agytoê, além de cantores como Alfredo Del Penho, Moyseis Marques, Rogê, o grupo Casuarina e a famosa “Gafieira do BB”, sucesso na noite do bairro boêmio

O concurso completa 11 edições em 2016 homenageando Noel Rosa, autor de “Pierrô Apaixonado” (com Heitor dos Prazeres), “As Pastorinhas” (com João de Barro), entre outros clássicos da folia.

Marcos Frederico e Vitor Velloso: final de concurso de marchinha no Rio e em Minas.Foto: divulgação

Marcos Frederico e Vitor Velloso: final de concurso de marchinha no Rio e em Minas.Foto: divulgação

A marchinha ''Não Enche o Saco do Chico'' foi composta após o cantor e compositor Chico Buarque ser hostilizado no Leblon, na Zona Sul carioca, por um grupo de jovens antipetistas. A canção também está na final do Concurso de Marchinhas Mestre Jonas, realizado em Belo Horizonte, em Minas Gerais.  ''Chegar à final defendendo um dos maiores artistas da nossa música tem um significado muito especial. A Fundição sempre foi um sonho. Levar nossa música para o um público ainda maior, no Rio'', diz Vitor Velloso.  Na próxima quarta (27), a canção em defesa de Chico será apresentada pela primeira vez no Rio de Janeiro. Os compositores da marchinha fazem a  abertura do show de Hamilton Holanda e Baile do Almedinha, no Circo Voador, na Lapa.