Blog do Bloco

Prorrogadas inscrições de concurso de marchinhas da Fundição Progresso

jussarasoares

Melhor marchinha de 2016 será revelada na abertura do Carnaval da Lapa. Foto: Paprica Fotografia

Melhor marchinha de 2016 será revelada na abertura do Carnaval da Lapa. Foto: Paprica Fotografia

A disputa no tradicional Concurso de Marchinhas da Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, promete ser acirrada. Duas composições que participam da escolha já caíram no gosto popular: ''Japonês da Federal'' (Thiago Souza/Dani Battistone/Jabolinha/Tigrão) e ''Não Enche o Saco do Chico'' (Vitor Velloso/Marcos Frederico). Ambas usam versos divertidos para falar de política. Mas quem quiser entrar nessa briga ainda dá tempo. As inscrições, que terminariam na terça-feira (5), foram prorrogadas até domingo (10).

O vencedor será revelado na abertura do Carnaval da Lapa, no dia 6 de fevereiro, e leva o Prêmio Noel Rosa,  autor de “Pierrô Apaixonado'' (com Heitor dos Prazeres) e  outros clássicos da folia. A melhor marchinha do Carnaval 2016 ganha também 10 mil reais, e o segundo lugar, 3 mil reais. A competição, que está em sua 11ª edição, é considerada a mais importante do gênero no país.

Compositores brasileiros acima de 18 anos podem concorrer com até três músicas carnavalescas inéditas. O tema é livre.  Para se inscrever, é preciso cadastrar a música e enviar o áudio (formato MP3) no formulário disponível no  site oficial do Concurso de Marchinhas.Quem não é músico profissional também pode participar e as gravações não precisam ser feitas  com acompanhamento de instrumentos. Desde que seja possível identificar a melodia e a letra, basta a voz do autor ou intérprete.