Blog do Bloco

Mel Lisboa é madrinha de bloco na região da Cracolândia, em SP

jussarasoares

Em 2015, Mel Lisboa desfilou como a personagem Vanda Marquetti, da peça "Luz Negra".

Em 2015, Mel Lisboa desfilou como a personagem Vanda Marquetti, da peça ''Luz Negra''.

A atriz Carolina Dieckmann é musa do Bloco da Preta, da cantora Preta Gil, no Rio de Janeiro. Em São Paulo, Fernanda Paes Leme rouba a cena no bloco Casa Comigo e Alessandra Negrini, rainha de bateria do Acadêmicos do Baixo Augusta, virou deusa absoluta da internet ao cruzar a Rua da Consolação como noiva. Em comum, os três blocos, além de terem atrizes como foliãs de luxo, arrastam multidões no pré-Carnaval. Na contramão dessa dobradinha ''celebridade + bloco pop'', a atriz Mel Lisboa, de 34 anos, desfila pela quarta vez, no domingo de Carnaval (7), como madrinha do Cordão do Triunfo, que percorre as ruas da região da Cracolândia, no Centro de São Paulo. O público é de no máximo 1000 pessoas, no auge do cortejo.

Fundado em 2013, o grupo carnavalesco é ligado à companhia de teatro Pessoal do Faroeste, localizada na Rua do Triunfo.  A proposta é que o bloco seja um instrumento para  resgatar a história da Boca do Lixo, endereço que abrigou muitos empresas da indústria cinematográfica na década de 20 e 30. Neste ano, o tema está ligado à Cartografia Afetiva do Quadrilátero do Pecado,  projeto que a  companhia está desenvolvendo para conhecer os moradores e aproximar o público da área que ficou famosa pela concentração de prostitutas e bandidos.

''É uma área esquecida por todo mundo e alvo de muitos preconceitos. O bloco é uma maneira de divulgar o trabalho social da companhia na região'', diz Mel Lisboa, que está em cartaz no teatro Luz do Faroeste com o musical ''Luz Negra'', do diretor Paulo Faria. A peça retrata a Frente Negra Brasileira, movimento que incluiu negros no contexto político, social e cultural de São Paulo.

Cordão do Triunfo desfila pelas ruas da Cracolândia .

Cordão do Triunfo desfila pelas ruas da Cracolândia .

Para Mel, o posto de madrinha de bateria é apenas uma chamariz. ''Na verdade sou uma foliã como qualquer outra'', diz a atriz, que apesar do título não se preocupa com a fantasia que vai exibir. ''Usamos os figurinos do acervo do teatro para desfilar.'' No ano passado, ela desfilou caracterizada como a personagem Vanda Marquetti, que interpreta em ''Luz Negra''.

O Cordão do Triunfo vai desfilar acompanhado da bateria do Conselho do Samba. Neste ano, o grupo fez uma marchinha que fala sobre a região, o incêndio do Museu da Língua Portuguesa e faz críticas à gestão do governador Geraldo Alckmin.  ''É uma região que fica muito vazia. O nosso desfile parece um Carnaval do interior. As pessoas vão se juntando e há muitas crianças'', compara o diretor da companhia, Paulo Faria.

O bloco se concentra às 14h, na sede Luz do Faroeste, na Rua do Triunfo, 305, e segue pela ruas General Osório, Santa Ifigênia, Ipiranga, São João, Vitória e retorna à Rua do Triunfo. ''Como outros blocos, o Cordão do Triunfo tem crescido ano a ano, apesar das pessoas ainda terem medo de frequentar a região. Eu sempre digo: pode ir de táxi e de metrô. O problema na região não é de violência é de saúde pública'', diz Mel.

Cordão do Triunfo
Data: 7 de fevereiro – domingo
Horário: 14h
Local: Rua do Triunfo, 301/305 – Santa Ifigênia