Blog do Bloco

Psicanalistas criam bloco para libertar ‘amor recalcado’

jussarasoares

 

MascarasJá dizia Sigmund Freud: ''Todo tratamento psicanalítico é uma tentativa de libertar o amor recalcado.''   E, para um grupo de cinco psicanalistas apaixonados por samba, o Carnaval também é. Tanto é que criaram o bloco Unidos do Inconsciente, que dá seu grito de Carnaval nesta quinta (4), a partir das 20h30, na Praça Irmãos Karmann, em Perdizes, na Zona Oeste.  ''Sem recalque e sem frustração, meu amor. Hoje é Carnaval'', defende o manifesto do bloco.  Fantasias e paródias de marchinhas famosas citam conceitos psicanalíticos em meio à folia.

''Na psicanálise, se a pessoas conseguem rir de si mesmas é um sinal de saúde mental. E o Carnaval é uma grande piada, em que as pessoas brincam consigo mesmas'', diz a psicanalista Ludmila Frateschi, uma das organizadores do bloco. O manifesto de fundação do Unidos do Inconsciente cita Freud, claro. ''Como Freud, não permitimos que nenhuma reflexão nos tire a alegria das coisas simples da vida.''

Do consultório para o Carnaval: Freud virou estandarte de bloco. Foto: Divulgação

Do consultório para o Carnaval: Freud virou estandarte de bloco. Foto: Divulgação

 

E é nesse clima de brincadeira que Freud e psicanalistas como Jacques Lacan e Melanie Klein viraram máscara de Carnaval.  Teorias e termos como Complexo de Édipo (Freud), o caso clínico Homem dos Lobos (Lacan) e Seio bom, seio mau (Klein) inspiraram as fantasias.  Já  a rotina de estudos e dos consultórios virou  divertidas paródias de marchinhas clássicas.

Os versos de ''Aurora'' se tornaram''Se você não fosse  histérica/ ôôôõ, ô Dora''. A melodia de ''Cachaça é Água'' ganhou letra nova: ''Se você é pensa que Lacan é fácil/Jacques Lacan não é fácil não''.  E até o paciente que não paga a consulta inspirou o grupo: ''Se o paciente não pagar/olê, olê, olá/Eu Vou cobrar'', baseada na ''Marcha do Remador.''  Sobrou até para psicanalistas brasileiros Maria Rita Kehl e Contardo Calligaris, que aparecem em ''Aliviar os Males'', uma versão para ''Multa Bossa Nova.''

De acordo com Ludmila, a ideia surgiu  em novembro de  2015  como uma brincadeira entre amigos que frequentam o Instituto Sedes Sapientiae. ''Nossa ideia era se reunir para cantar nossas músicas e dar uma volta na praça. Não esperamos mais de 50 pessoas'', diz. No entanto, a repercussão entre amigos e redes sociais tem sido boa. E pode sere ser que até paciente resolver aparecer para brincar.  ''Isso não terá problema. Depois a gente resolve isso na sessão'', brinca Ludmila.

Unidos do Inconsciente
Data: 04 de fevereiro – quinta-feira
Horário: 20h30
Local: Praça Irmãos Karmann, em Perdizes.