Blog do Bloco

Mulheres são quase 70% dos foliões no Carnaval de rua de São Paulo

jussarasoares

Foliã curte o Monobloco na manhã de domingo no Ibirapuera. Foto: Rodrigo Paiva/UOL

Foliã curte o Monobloco na manhã de domingo no Ibirapuera. Foto: Rodrigo Paiva/UOL

Estimativas preliminares da Prefeitura de São Paulo indicam que pelo menos 600 mil pessoas aproveitaram os 139 blocos que desfilaram nesse fim de semana de pré-Carnaval na capital. E as ruas foram tomadas, principalmente, por foliãs. Do total de público, 67% eram mulheres, como apontam os resultados parciais da pesquisa de campo do Observatório de Turismo e Evento da Spturis (São Paulo Turismo) realizada durante os blocos do sábado (30) e de domingo (31) pela manhã.

O levantamento da Spturis  mostra que 97% do público mora em São Paulo e revelou também que há mais pessoas interessadas em aproveitar a folia na cidade: 71% dos entrevistados afirmam que ficaram por aqui para curtir o Carnaval, e 64% acompanharam os blocos pela primeira vez.

Entre os foliões com mais experiência, 14% passaram o frequentar as festas nas ruas no ano passado. Em 2014, foi a estreia de 35% dos entrevistados. Já 2013 foi o primeiro ano para 25% dos foliões, e 2012 para 10% das pessoas. Quatorze por cento disseram que participam dos eventos há mais de quatro anos.

A pesquisa também aferiu a avaliação do público sobre a infraestrutura da festa. Para 66%, os banheiros são suficientes e 87% declararam terem vistos ambulância para atendimento. A avaliação foi positiva (acima dos 90%) para facilidade de locomoção, sensação de segurança dos blocos, limpeza pós-desfiles e organização.

De acordo com a pesquisa, 81% percebem o crescimento do Carnaval de rua de São  Paulo e 98% dos entrevistados dizem que a prefeitura deve continuar apoiando. Os números finais sobre o total de foliões no fim de semana deve ser divulgado na terça (2).